- Em caso de necessitar de qualquer tipo de assistência:
- Caso precise de assistência em sua viagem, antes de qualquer ação, entre em contato com a sua seguradora. O atendimento pode ser solicitado por telefone, através de e-mail, whatsapp ou aplicativo, de acordo com a disponibilidade da seguradora contratada. Tanto através de ligação, e-mail ou mensagem você deve informar qual o tipo de auxílio necessita, o endereço do local onde se encontra, um telefone para contato e o número do seu voucher.
- Atraso na entrega, extravio ou danos à sua bagagem:
Entrar em contato com a sua seguradora imediatamente e, se possível, ainda nas dependências do aeroporto. Caso não seja possível fazer o contato na hora é indispensável solicitar à companhia aérera um documento chamado PIR (property irregularity report), ainda na área de desembarque do aeroporto. Esse documento é obrigatório, padrão e necessário para solicitar o reembolso do seguro.
* Verifique se o número de registro da sua reclamação PIR consta no formulário físico fornecido pela companhia aérea.
Caso necessite de assistência médica você deve entrar em contato com a Central de Assistência da sua seguradora, que dará prioridade em indicar uma clínica, hospital ou médico credenciados mais próximos a você, podendo em alguns casos inclusive ser enviado um médico ao local onde se encontra ou atendimento por Telemedicina (caso a sua seguradora possua).
Se a seguradora não tiver um prestador credenciado na sua localidade, bem como caso você decida procurar um médico, clínica ou hospital por conta própria o atendimento será via reembolso. Para que você tenha direito ao reembolso é indispensável que guarde o laudo médico do seu atendimento, bem como as notas originais das despesas médicas.
OBS: É comum que em algumas localidades seja indicado a você um hospital público para o seu atendimento, porém nesses casos o hospital é público para a população local e não para viajantes, para estes funcionando como hospital privado.