Conforme sempre saliantamos, antes de ir em qualquer hospital, entre em contato com sua seguradora e sempre coloque o endereço da seguradora no cadastro do hospital.
Em países no exterior, nos EUA é mais comum, a cobrança é feita dividida.
Ou seja, o hospital não emite somente uma fatura com o total dos gastos. Os serviços de cobrança das despesas médicas são realizados por empresas terceirizadas, e cada procedimento realizado possui seu próprio meio de cobrança.
Exemplo: se você fizer um exame de sangue a cobrança será feita pelo laboratório responsável pela coleta de material, já se precisar fazer uma radiografia, a cobrança será feita por outra empresa e assim por diante.
Com esse modelo de cobrança dos hospitais no exterior, pode acontecer de gerar até 15 faturas diferentes para um único problema de saúde. Por isso, guarde todas elas para evitar contratempo no futuros.
Impostante salientar que o prazo para finalizar o pagamento das faturas dependerá de como os operadorescomp envolvidos se procederão no processo.
Abaixo um modelo que mostra do início ao fim o fluxo entre notificação de cobrança e pagamento finalizado:
- O passageiro rececebe uma correspodência física, por e-mail, celular, etc do hospital que existe uma fatura em aberto em seu nome (isso só vai acontecer, caso você coloque seu endereço ao invés da seguradora no preenchimento do cadastro de cobrança do hospital).
- O passageiro deve enviar para a seguradora o documento recebido para a seguradora para que ele entre em contato com hospital ou clínica.
- A seguradora envia um pedido para que o hospital aceite a mudança da cobrança. Nesse caso ela passa a ser responsável peloss ajustes (conferência/auditoria/pagamento). Esta parte custuma demorar, pois os hospitais tendem a demorar bastante nessa aceitação e troca para o nome da seguradora.
- Quando a fatura está em nome da seguradora, começa-se a auditoria das despesas médicas, para saber se os procedimentos praticados têm a devida cobertura contratada e se os valores cobrados estão de acordo com os preços praticados no mercado.
- Caso haja conformidade, após a auditoria, a seguradora encaminha o pagamento.
- Se houver divergência, a seguradora solicita ao hospital a inspenssão das cobranças.
- Apos receber a fatura retificada a seguradora envia para o pagamento e comunica os envolvidos (cliente e hospital) deste procedimento realizado.
- Dentro do prazo de 30 dias após pagamento, o hospital costuma atualizar em seu banco de dados com a informação de pagamento realizado. Em alguns casos disponibilizam em seus portais o acesso ao passageiro sobre o processo do seu atendimento.
Dica importante: Estes processos podem demorar até 1 ano para serem totalmente finalizados.
Apesar de ameaças que o hospital envie para você, fique tranquilo, pois eles não tem capacidade governamental de não deixar você retornar ao país.